Cenário Político

Porto Claro adota o pluripartidarismo, o que permite que vários partidos coexistam, nem sempre pacificamente. Discussões políticas e ideológicas são uma constante no país, já que a política é o assunto principal de PC.


São realizadas de 6 em 6 meses eleições presidenciais, senatoriais e distritais.


Nas eleições senatoriais, a votação é nominal, mas cada partido ganha as cadeiras no Senado proporcionalmente aos votos que receber - ou seja, é um processo eleitoral misto. É eleito quem tiver mais votos, dentro do número de cadeiras destinadas a cada partido.


As eleições distritais apenas acontecem nos distritos que possuem um mínimo de cidadãos definitivos, conforme a Lei Eleitoral. Em São Herculano o cargo disputado é o de prefeito, enquanto que nos outros distritos o cargo é de governador. Em todas as eleições apenas podem votar os cidadãos definitivos, ou seja, aqueles que passaram pelo período de teste inicial de 30 dias a que todo novo cidadão é submetido e no julgamento da Comissão de Imigração receberam o visto definitivo.


Logo abaixo você encontrará maiores informações sobre os partidos portoclarenses. (clicando no logo de cada partido você acessará a página ou o email do partido).



O P3D nasceu o 30 de janeiro de 2007 com a vontade de unir forças, unir pensamentos diferentes, unir pessoas com várias ideologias, em um só grande projeto: Porto Claro. Resolvemos dizer basta a política por política! Viemos nos somar a população, pois cremos que só é possível crescer quando todos nós estivermos unidos.

O Partido Democrata da Diversidade e do Desenvolvimento, acredita que:
- a Democracia é a melhor maneira de exercer o desenvolvimento, dando ao povo o direito de escolha que é seu por natureza;
- a Diversidade, tão grande em todos os lugares, entendemos que respeitá-la é uma obrigação. Correntes diferentes, pessoas
diferentes, as pessoas devem ser respeitadas pelo que são e não apenas pelo o que pensam;
- o Desenvolvimento em respeito à democracia, sabendo conviver com a diversidade, gera grandes projetos, modernos e eficientes, chegando inevitavelmente ao avanço. Avanço para o país e para a sociedade portoclarense.



O PDL fundado em 08/10/1999, luta desde então pela democracia e pela legalidade no país. Desde seu nascimento participou de todos os pleitos eleitorais visando o progresso e o desenvolvimento de Porto Claro. Tem como ideologias básicas a amizade e o respeito entre os cidadãos do país.



O Movimento da Renovação Portoclarense é uma agremiação que tem o objetivo de ser a alternativa ao continuismo que há em Porto Claro. Somos diferentes porque temos um plano para o nosso país e o colocaremos em prática.



A Frente Plural nasce com raízes fincadas na esquerda democrática, progressista e plural. Nossas intervenções terão sempre o caminho dialógico, transformando nossa prática política em ativismo de base e nossas propostas sempre com uma via de mão dupla, permitindo o debate e a participação de todos.



O Partido Social-Democrata Nacional surgiu em dezembro de 1997 e desde então vem se destacando no cenário político de Porto Claro.



PS - O Partido Socialista fundado no dia 24 de agosto de 2016, nasce com o objetivo de colocar Porto Claro no mais alto patamar, através de ideias e conceitos inovadores, queremos fomentar a criatividade, a democracia e a participação total. Chega da mesma politica que até hoje somente nos fez parar no tempo, queremos progresso e desenvolvimento, queremos crescimento! Não vamos descansar até que Porto Claro se torne o sonho de todos Nós!

Nossas bandeiras são:
- Difundir o micronacionalismo e o socialismo;
- Se tornar um canal de ligação da população Portoclarense, defendendo seus direitos e suas necessidades;
- Garantir a participação política de toda a sociedade.